Clique aqui para baixar


Pré – requisitos para instalação
Microsoft Framework 2.0
Sistema operacional: Windows 98 ou superior


Introdução
É com orgulho que lanço a nova versão deste software. A versão anterior era muito difícil de instalar e seu programa de instalação era muito grande, isso impediu a sua publicação. A nova versão foi totalmente reescrita, em outra linguagem de programação e com outro banco de dados. Além dos recursos da versão anterior, conta também com algumas correções e novidades que descreverei no decorrer deste documento.

Lembretes é um software voltado para os usuários que trabalham em escritórios, nos quais existem muitos compromissos que não podem ser esquecidos. Além disso, proporciona o cadastro de lembretes pessoais como datas de aniversários, compromissos, etc.

Possui ainda funcionalidades para trabalhar individualmente ou em uma rede de computadores, onde é possível cadastrar lembretes para outros usuários, como por exemplo, recados telefônicos.

Como já disse, esta nova versão é muito mais fácil de instalar, mais leve e com novos recursos. Não tenho nenhum objetivo comercial com este software, apenas percebo que posso ajudar as pessoas a não esquecer seus compromissos, por tanto, você não precisará inserir nenhuma chave de registro e não verá nenhuma publicidade neste software, pois ele é totalmente grátis.


Novos recursos
Novo formato de tela de cadastro
Este formato de tela de cadastro é utilizado em todos os cadastros do sistema, como por exemplo, cadastro de usuários.
Ao abrir o cadastro, é exibida uma lista com todos os dados já cadastrados, onde o usuário pode utilizar os filtros disponíveis para realizar a sua pesquisa.
Ao dar um duplo clique no registro selecionado, é aberto o cadastro onde o usuário pode realizar as alterações necessárias e gravar.
Para inserir um novo registro, basta clicar no link Novo que fica no canto superior direito da tela, neste momento o sistema limpará todos os campos para que o usuário possa digitar o leu lembrete.
Para excluir um registro, o usuário deve selecionar o registro desejado e clicar no link Excluir, neste caso, sempre será exibida uma mensagem de confirmação antes da exclusão.




Outro recurso interessante é a atualização automática do software pela Internet. Assim sempre que houver alguma nova versão, esta será instalada automaticamente em seu computador, quando conectado à Internet.

Giro de Lembretes: é esta que considero a maior novidade desta segunda versão, na versão anterior o software exibia apenas um lembrete por vez. Agora, seu houver dois lembretes para serem exibidos, o sistema exibirá cada um deles por 30 segundos até avançar ao próximo lembrete. Desta forma, você não corre o risco de ter um lembrete com baixa importância “trancando/escondendo” outro lembrete de maior importância.




Navegabilidade: algumas melhorias foram feitas na navegabilidade do sistema, como por exemplo, o duplo clique sobre o ícone da bandeja do Windows abre a tela de cadastro diretamente com a opção Novo selecionada. Outra operação que ficou menos burocrática foi que agora não precisa mais fechar o lembrete para acessar os cadastros ou sair do sistema, basta clicar diretamente sobre o ícone que está na bandeja do Windows.

Vermelho / atraso: agora quando um lembrete está mais de uma hora atrasado ele aparece na cor vermelha, caso contrário, em amarelo. Veja a figura:




Link: este recurso permite que um link seja atribuído ao lembrete, desta forma, ao clicar sobre a descrição do lembrete quando ele aparece, o sistema executa o link relacionado. Pode ser usado em um link ou com um caminho de um documento qualquer. Veja a figura:




Importação do formato vCalendar: este recurso foi adicionado para possibilitar a integração com outros softwares. Para isso, basta criar uma pasta com o nome do usuário do lembrete no mesmo caminho do banco de dados e colocar os arquivos com extensão ICS lá dentro. Esta importação é executada a cada 30 segundos.

Lembretes para mais de um usuário: agora é possível selecionar um ou mais usuários ao cadastrar o lembrete. Para selecionar todos de uma só vez, clique com o botão direito do mouse sobre a lista de usuários e selecione a opção marcar todos.




Abertura do Lembrete sem foco: agora quando o lembrete é aberto ele não tira o foco do programa que está em uso, ou seja, se você estiver digitando um documento no Microsoft Word e aparecer um lembrete, você poderá continuar digitando sem a necessidade de clicar na tela do Word para que o mesmo receba o foco novamente.

Mover a tela do Lembrete: agora é possível mover a tela do Lembrete. Este recurso ajuda quando não queremos clicar na opção soneca mas precisamos visualizar o que está por trás da tela do Lembrete. Para isto, basta clicar sobre a barra de títulos e arrastar a tela para a posição desejada.




Indicador de repetição: agora ao lado esquerdo da data na tela de Lembretes, aparece um pequeno texto quando o lembrete é do tipo repetição diária, semanal, mensal ou anual. Isso facilita a nossa domada de decisão sobre fechar o lembrete ou selecionar a função Soneca.




Indicador de versão: agora na tela de Sobre aparece da data de compilação do sistema, o que lhe ajuda saber se a sua versão está atualizada.




Digitação de horário na descrição do lembrete: agora você pode colocar o horário na própria descrição do sistema conforme exemplo: Almoço 1200 -> o sistema irá entender o lembrete como Almoço e colocará o horário para às 12:00. Se o horário seja menor que a hora atual, o sistema irá sugerir neste mesmo horário, porém, para o próximo dia. São aceitos os seguintes formatos (usando o exemplo da descrição Almoço): Almoço 12:00, Almoço 1200, Almoço às 12:00, Almoço as 12:00, Almoço às 1200, Almoço as 1200.




Horóscopo: agora você pode receber o seu horóscopo diariamente no Lembretes. Entre no meno Configurações e selecione o seu signo e o seu interesse, como por exemplo: dinheiro, saúde ou amor.




Eliminar um lembrete com repetição sem precisar entrar na tela de cadastro: para que um lembrete não se repita novamente, sem precisar entrar no Cadastro de Lembretes, quando o lembrete aparecer, basta clicar sobre a palavra que indica a sua repetição, exemplo: <diário>. Veja a figura abaixo:



Configuração de tempo de espera ao abrir o sistema: esta opção é bastante útil quando o software é usado em uma rede Wireless. Neste caso podemos configurar um intervalo de minutos para o software aguardar a estabilização da rede antes de abrir. Veja a figura abaixo:



Cadastrar o lembrete com a opção Excluir ao Final marcada: este recurso foi disponibilizado da seguinte forma: quando o usuário digita a descrição do lembrete, no final ele deve inserir os seguintes caracteres \e. Desta forma o sistema irá marcar a opção Excluir ao Final e em seguida irá remover estes caracteres da descrição do lembrete. Veja a figura:



Sugestão dos dias úteis na repetição diária: agora ao selecionar o tipo de repetição diária, o sistema irá sugerir que os dias sábado e domingo fiquem desmarcados. Veja a figura:



Identificação do remetente no Cadastro de Lembretes: antes apenas era possível saber qual o usuário havia enviado um lembrete no momento em que este era exibido, através da mensagem: Fulano diz... Agora você pode saber qual usuário cadastrou um lembrete para você através do Cadastro de Lembretes. Veja a figura:



Indicador de nova versão: agora ao instalar uma nova versão do sistema, é exibido com esta informação e também é apresentado um lembrete que quando clicado, acessa o site do sistema para exibir as novidades da versão. Veja a figura:



Correção na Soneca Personalizada: quando havia um lembrete atrasado e prorrogávamos a sua data e hora através da Soneca Personalizada, o sistema estava calculando a data de maneira errada.


Ocultar o sistema do ALT + TAB:
quando pressionávamos as teclas ALT + TAB o sistema estava aparecendo nesta lista, mesmo quando estava minimizado na bandeja do Windows. Agora ele fica oculto na lista do ALT + TAB.


Soneca para todos os lembretes abertos: este recurso permite prorrogar todos os lembretes abertos ao mesmo tempo. Pressione e segure a tecla Control e clique na opção soneca. Você também pode optar pela combinação das teclas CTRL + Shift + Clique na palavra soneca, desta forma irá prorrogar todos os lembretes abertos pelo tempo do dobro da soneca.



Exclusão em massa: agora é possível excluir mais de um lembrete ao mesmo tempo. Você pode selecioná-los manualmente ou ainda clicar com o botão direto sobre a lista e escolher uma das seguintes opções: Marcar pendentes, Marcar encerrados, Marcar todos ou Desmarcar todos. Após efetuada a seleção, clique na opção Excluir.





Configurar a data da última repetição:
este recurso permite que o usuário determine qual será a data da última repetição do lembrete ou se referir não especificar, o usuário pode deixar este campo em branco, desta forma ele não terá data limite para última repetição. Este campo apenas fica visível quando selecionamos um tipo de repetição diferente de Nunca.



Confirmação de recebimento:
este recurso permite que o usuário solicite uma confirmação de recebimento/leitura do lembrete quando enviado para outro usuário. Este campo apenas fica visível quando selecionamos um ou mais usuários diferentes de você mesmo (remetente). Quando este campo estiver selecionado, a confirmação será enviada automaticamente quando o destinatário fechar ou selecionar a opção Soneca para este lembrete, exceto na função Soneca para todos, neste caso o sistema interpreta que talvez o destinatário ainda não tenha lido o lembrete.





Previsão do tempo
Este recurso permite que você receba automaticamente um lembrete com a previsão do tempo para o dia seguinte. Para usar, você deve abrir a tela de configurações e marcar a opção Prev. Tempo, em seguida, digite o horário que você deseja receber o lembrete, por último, clique no botão de procura e na tela que abre, selecione a cidade onde você encontra-se. Este recurso usa como fonte o conteúdo do site Clima Tempo. Quando o lembrete aparece, se você clicar sobre a sua descrição, será aberta uma página da Internet com a previsão de tempo completa da sua cidade para os próximos dias.



Ao cadastrar lembretes, marcar a opção excluir no final
Este recurso quando habilitado, marca automaticamente a opção Excluir no Final ao cadastrar um novo lembrete. Aconselhado para usuários que possuem muitos lembretes cadastrados e utilizam com frequência a tela de pesquisa de lembretes.




Cadastrar Lembrete sem precisar preencher a descrição
À exemplo do que acontece com os lembretes cadastrados no celular, este recurso permite que você defina apenas a hora do lembrete, sem digitar nada no campo descrição, desta forma o sistema assumirá o conteúdo: "Lembrete" para este campo. Isso torna mais rápido e fácil o cadastro de um lembrete cujo texto tem pouca relevância.
 


Templates
Este recurso permite cadastrar templates ou modelos de lembrete pré-definidos. Isso permite cadastrar os lembretes mais usados muito rapidamente. Os templates podem ser acessados através da opção Cad. Templates, conforme as imagens abaixo:





Para utilizá-los você pode usar uma palavra de atalho na descrição do lembrete ou selecionar um template através do menu que aparece ao clicar sobre o link Templates, na própria tela de Cadastro de Lembretes.



Copiar o texto do lembrete para a memória
Para copiar o texto do lembrete para a memória, clique sobre a barra de título da janela e em seguida pressione as teclas Ctrl-C.



Modo Silencioso
Este recurso permite que você desabilite o Lembretes temporariamente. Muito útil para reuniões, apresentações, gravar videoaulas, ou qualquer outro motivo que você não queira que apareça a janela de um lembrete.
Após desabilitar, o sistema ficará com outro ícone, conforme a figura abaixo e ficará ativo automaticamente após o tempo selecionado. Caso você não queira aguardar este tempo, poderá ainda utilizar a função Habilitar novamente.

Configura os intervalos disponíveis e como utilizar este recurso com a imagem abaixo:



A pesquisa está abrindo mais rápido
Na tela de pesquisa foi acrescentado um filtro para selecionar quais lembretes serão listados, as opções são Em Aberto e Encerrados. Ao abrir a tela o sistema já apresenta apenas os registros Em Aberto, ficando desta forma mais rápido do que listar todos os lembretes.


Desativar usuário
Nesta versão foi acrescentado um campo no Cadastro de Usuários para indicar se o mesmo encontra-se ativo ou inativo. Desta forma, ao cadastrar um novo lembrete, o sistema lista apenas os usuários ativos. Este recurso é especialmente interessante para empresas que possui ex-funcionários cadastrados e desejam desativá-los do sistema.


Ajuda

Cadastro de Lembretes
Recado para outro usuário: para isso é necessário que você tenha mais de um usuário cadastrado no sistema. O cadastro de usuário é feito automaticamente através do nome do usuário do Windows e do nome do computador. Mas nada impede que o usuário entre no cadastro e faça as alterações que julgar necessário.

Excluir no final: marque esta opção caso queira que ao fechar este lembrete, ele seja excluído do banco de dados, caso fique desmarcado você poderá visualizar este lembrete no cadastro mesmo depois de encerrado.

Tipos de Repetição
  • Nunca: o lembrete aparece apenas uma vez.
  • Diário: você seleciona quais os dias da semana deseja que este lembrete apareça.
    • Exibir atrasados: ao desmarcar esta opção você está optando para que lembretes com repetição diária que estejam mais de 15 minutos atrasados, não apareçam.
  • Semanal: repete uma vez por semana de acordo com a data especificada para a primeira execução.
  • Mensal: repete todo mês, de acordo com a data especificada para a primeira execução.

Lembrete: quando o lembrete aparece você tem duas opções, encerrar ou prorrogar (chamado de Soneca)
  • Função Soneca: ao clicar nesta opção você estará prorrogando este lembrete pelo tempo determinado na tela de configurações do sistema.
  • Soneca com o dobro do tempo: para prorrogar este lembre com o dobro de tempo da soneca, você deve segurar a tela Shift e clicar sobre o link Soneca.
  • Soneca personalizada: para prorrogar este lembrete para uma data especifica você deve clicar sobre a palavra Soneca com o botão direito do mouse, deste modo, será aberta uma tela onde você poderá digitar qual a nova data para exibir este lembrete.
Configuração para trabalhar em rede: como já dito anteriormente, é possível trabalhar em rede com o Lembretes, assim todos os usuários compartilham o mesmo banco de dados, embora cada usuário visualize apenas os seus lembretes. Para alterar o caminho do banco de dados, acesse as configurações do sistema.

Melhorias e Correções
Ao desativar o sistema por uma hora ele acabava ficando inativo por dez horas. Além dessa, também foram realizadas melhorias para tentar resolver o problema da janela do Lembretes que ficava por trás das outras. Este é um problema do Windows 7 que ocorre quando um sistema possui uma janela que fico por cima de todas as outras e quando o usuário abre uma outra aplicação em modo tela cheia.

Impressão
Adicionado o recurso para impressão dos lembretes selecionados na tela de busca. Ao clicar no link é aberta uma tela para selecionar a impressora e em seguida aparece uma janela para pré-visualizar o que será impresso.



Maior destaque para lembretes com link
Agora lembretes com link aparecem sublinhados e ao passar o mouse sobre o mesmo, aparece o caminho do link que será aberto ao clicar sobre o texto.



Para realizar contato com o desenvolvedor para suporte, críticas ou sugestões, envie um email para: dds.daniel@gmail.com.



DDS Sistemas

Análise e desenvolvimento de sistemas.